O Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF é um imposto federal que incide sobre a todas as pessoas que tenham obtido um ganho acima de um determinado valor mínimo. Anualmente este contribuinte é obrigado a prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual – DIRPF, para apurar possíveis débitos ou créditos (restituição de imposto).
O imposto de renda é paga pelas pessoas físicas, sendo calculada com base em sua renda. A alíquota é variável e proporcional à renda tributável (alíquota progressiva). Contribuintes com renda até determinado valor são considerados isentos.
O imposto de renda é algo que é descontado todos os meses do nosso salário e de outros rendimentos também. Uma vez no ano, normalmente no período entre março e abril, o trabalhador precisa enviar para a Receita Federal a declaração, para que o órgão veja se o contribuinte pagou ou não, mais ou menos, o que ele deveria.
O trabalhador precisa declarar tudo aquilo que ele adquiriu, pegou ou recebeu no ano anterior em que o Imposto de Renda está sendo declarado. Além de informar aquilo que já possuía antes. Isso pode incluir compra de bens ou de imóveis, propriedades que já tinha antes, etc.
Dizer também os salários que recebeu e os gastos que teve com educação, saúde e outros fatores, por exemplo. Por isso a importância de declarar. Se você perdeu seu emprego, graças a declaração a sua contribuição pode ser diminuída.
Por esta razão, contratar uma empresa que seja especializada em Imposto de Renda pode ser a melhor opção para que você não tenha nenhum problema no futuro com a seu Imposto de Renda.